sábado, 13 de agosto de 2011

Padrão Blue Willow

             O famoso padrão Blue Willow foi criado em 1790, em Staffordshire, Inglaterra. Começou a ser produzido na fábrica de louças domésticas Minton Thomas & Sons. Na época, objetos temáticos chineses eram extremamente populares e a louça foi muito procurada.







Willow se refere a um tratamento específico, conhecida como transferware. A cor de fundo é sempre branco, enquanto cor de primeiro plano depende do fabricante, mas azul é a mais comum.



Há uma lenda chinesa que conta a história do padrão Blue Willow. Não se sabe se esta é verdadeira, mas certamente é encantadora. 


             Os elementos da história podem ser identificados no padrão. Eis a sinopse:
 “Era uma vez um mandarim rico, que tinha uma linda filha. Ela havia se apaixonado pelo assistente de seu pai, um homem muito humilde. O pai não aprovava que a filha se casasse com o homem, pois a diferença entre suas classes sociais era grande. Ele demitiu o jovem e construiu uma cerca alta em volta de sua casa para manter os amantes separados.
O mandarim queria que sua filha se casasse com um poderoso duque. O duque chegou de barco a casa e pediu a moça em casamento, levando uma caixa de jóias como presente. O casamento foi marcado para o dia em que a última flor do salgueiro caísse.
Na véspera do casamento, a moça e seu amante fugiram e correram sobre uma ponte, perseguidos pelo mandarim. Os deuses, movidos pelo sofrimento do casal, os transformou em pombos e estes voaram para longe e juntos foram muito felizes.”
Na Doce Diferença também temos louças no padrão Blue Willow:




Nenhum comentário:

Postar um comentário